Administrar o tempo não é tarefa fácil nem para adultos, imagine para os adolescentes que ainda precisam lidar com o desafio de passar na seleção para o ensino superior.

 

Mesmo assim, saiba que é possível aprender a gerir o tempo e se concentrar nos estudos para o vestibular de maneira eficaz. O blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), separou algumas dicas que ajudarão nesta missão. Confira:

 

Resultado de imagem para estudando na cama

 

1. Mantenha uma rotina de atividades fixas

 

Os momentos em que estamos mais suscetíveis a cair na tentação de procrastinar são aqueles em que temos mais liberdade em mãos. Sem saber se deve abrir o livro de matemática, assistir a um filme sobre história, fazer um lanche ou simplesmente descansar, é bem provável que você acabe não fazendo nenhuma dessas coisas. Tenha uma rotina definida.

 

2. Concentre em uma tarefa de cada vez

 

Um dos maiores motivos pelos quais a preparação para o vestibular deixa estudantes (e pais) tão ansiosos é a quantidade de conteúdos a serem estudados. A jornada até o final do ensino médio também é longa e, pouco a pouco, os alunos vão assimilando tudo o que precisam saber para o exame. O melhor é se concentrar em uma coisa de cada vez, riscando objetivo por objetivo da lista até chegar o dia da prova.

 

5 técnicas imbatíveis de estudo para você passar no vestibular

 

3. Comece a organização o quanto antes

 

Se a preparação para o vestibular acontece em etapas, é claro que não adianta deixar seu planejamento para o último minuto. Quanto antes organizar sua agenda, mais tempo terá para se adaptar ao cronograma e aprender no seu ritmo, assimilando o conhecimento no lugar de apenas decorá-lo.

 

Fonte: Catraca Livre


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.