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Corpos Opacos

Postado por Redação Instituto Pinheiro em 08/10/2018 - 10:19:58

As freiras coroadas da Colômbia, que até o século XIX experimentaram a clausura absoluta no mosteiro de Santa Clara, em Bogotá, inspiraram as atrizes Carolina Virgüez, colombiana que reside no Brasil há 38 anos, e Sara Antunes a idealizar e criar a peça Corpos Opacos. Para assinar a direção, convidaram a diretora Yara de Novaes.

 

Fortemente marcada por imagens e pela performatividade, a peça investiga o repertório de retratos póstumos de las monjas coronadas que mantiveram em vida seus corpos velados ao olhar do mundo exterior para, depois de mortas, serem retratadas por pintores.

 

As imagens destas mulheres religiosas exemplares podem ser vistas até hoje em diversos museus na Colômbia: corpos opacos, adornados com coroas de flores e vestidos com mortalhas bordadas desde muito jovens pelas próprias freiras para o grande dia da consumação do seu casamento místico com Cristo: o dia da morte.

 

Inspiradas por essa iconografia marcada pela prática da reclusão e da disciplina religiosa, as idealizadoras e criadoras querem desvelar poeticamente a “potência incendiária dessas carnes, dos segredos que guardam o erotismo e a transgressão de corpos vigiados e escondidos”, destaca Carolina Virgüez. ‘Trata-se de posicionar no teatro corpos que em vida não foram vistos, nem ouvidos e pesquisar de que modo é possível conceber práticas que restituam essas corporalidades”.

 

Corpos jamais vistos em vida que, no dia da morte, são finalmente apreciados, observados e pintados por homens trazem alguns questionamentos. Qual é o sentido de só serem olhados quando mortos em uma espécie de nascimento às avessas? O que pensar da linguagem silenciosa (e silenciada) das visões, transes e êxtases místicos inscrita na matéria desses corpos? “É no interior desta perturbada matéria opaca, entre a submissão da disciplina ascética e a transgressão erótica do êxtase religioso, que se situa esse trabalho: ecoando desejos inauditos e fabulando outras hipóteses, roteiros e trajetórias para eles”, observa Sara.

 

Para levar à cena esta reflexão sobre a iconografia das freiras coroadas, Virgüez e Antunes convidaram Marco André Nunes e Yara de Novaes, que expandiram o olhar a partir de suas experiências cênicas. A partir deste encontro, duas experiências artísticas autônomas foram criadas, com cada um deles. Ou seja, dois olhares sobre a mesma iconografia: Corpos I e Corpos II, que também contam com a colaboração artística de Pedro Kosovski.

 

Nessa temporada de estreia será apresentada a versão realizada com Yara de Novaes.  A dramaturgia é assinada pelas próprias atrizes, cuja trajetória apoia-se na pesquisa de uma linguagem cênica autoral.

Data: 10/10/2018 até 04/11/2018
Horário: 20:00
Quando: Quarta a Domingo
Valor: R$ 30,00
Site/E-mail: www.sescrio.org.br
Fonte: Assessoria de Imprensa Bianca Senna
Local: Sesc Copacabana
Endereço: R. Domingos Ferreira, 160 - Copacabana
Telefone: (21) 2548-1088

Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.