Cia. Paideia de Teatro estreia Pedro e Quim. A montagem inédita, com texto e direção de Amauri Falseti, é inspirada na história real de uma família judia alemã que fugiu para o Brasil em 1938. O espetáculo narra a história de amizade e confidência entre dois irmãos, Pedro e Quim, que têm de lidar com a realidade de uma perseguição que, até então, eles não compreendem.
“A peça conta a história específica de uma família, mas o público vai se identificar com o afeto entre os personagens e a coragem que eles têm para enfrentar juntos as dificuldades”, afirma o fundador da Paideia, autor do texto e diretor do espetáculo, Amauri Falseti.
Em destaque no elenco: Aglaia Pusch, Rogério Modesto e Valdênio José. A assistência de direção é de Ana Luiza Junqueira; a direção musical é de Margot Lohn Kullock; com cenário e figurinos de Aby Cohen e iluminação de Wagner Freire.
A história da peça Pedro e Quim
De forma delicada, a montagem aborda as complexidades específicas de um momento histórico e as questões que influenciam a vida de algumas crianças. Pedro e seu irmão mais novo, Quim, são os personagens centrais que lidam com a violência na escola e a falta que sentem de seus pais, quando estes não podem estar presentes. Os dois têm que se adaptar às mudanças no cotidiano e buscar força e esperança na fantasia dos contos de fadas e no apoio dos familiares.
Durante as noites, os irmãos Pedro e Quim gostam de conversar. Pedro conta histórias fantásticas, mas Quim está mais interessado em entender por que as coisas estão diferentes em casa: “Todos os dias, quando você chega da escola, a mamãe chora.. Você pensa que sou bobo. Mas não sou”, afirma o caçula numa noite. Pedro não tem todas as respostas, não sabe por que seu pai teve de viajar. Ele só sabe que sua vida não está fácil com as outras crianças: “No começo, só alguns me agrediam. Mas agora toda a classe me persegue”, explica ao mais novo, antes de ele também ter que partir.
Programação:
29- Quinta-feira, 10 horas
Dezembro
01- Sábado, 17 horas
02- Domingo, 17 horas
04- Terça-feira, 20 horas – apresentação extra
06- Quinta-feira, 10 horas
08- Sábado, 17 horas
09- Domingo, 17 horas
15- Sábado, 17 horas
16- Domingo, 17 horas